NotíciasNutrição

5 alimentos que dão um gás extra para você começar a se exercitar

Com o auxílio de Regina Stikan Carrijo, coordenadora de Nutrição do Hospital Santa Catarina, e de Tarcila Campos, nutricionista do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, trazemos aqui uma relação de alimentos que dão aquele gás fundamental para que o corpo aguente melhor o novo ritmo – e também alguns que devem ser evitados, para diminuir o risco de “roubo” de energia.

Além de inclui-los na dieta, Carrijo recomenda que seja mantida no dia a dia uma alimentação balanceada, rica em nutrientes, variada e especialmente com alimentos de menor grau de industrialização. “Fuja dos ultraprocessados, escolha alimentos in natura sem acréscimo de temperos prontos e lembre-se que a mudança de hábito demora para se tornar rotina, então não desista. Esse é um investimento que certamente trará benefícios imensuráveis à saúde”, afirma.

Dosar a alimentação também é importante, como explica Campos: “Antes da atividade física é interessante ingerir uma refeição mais leve, para garantir um mínimo de energia para a realização do exercício. E após a atividade é o momento de recuperar o músculo, portanto a refeição pós-exercício deve ser mais completa.

Também é indicado que, tanto para a adoção de atividades físicas quanto para as mudanças alimentares, sejam consultados profissionais especializados, a fim de preservar a saúde e obter melhores resultados.

Publicidade, loja QUALITY LIFE

Clique na Imagem e conheça nossa linha de Produtos

Faça seu Pedido 99 98176 3285

Coloque no prato

Banana

É uma fruta rica em carboidrato e que fornece energia, fibras, magnésio, potássio e triptofano, evitando a fadiga e a fraqueza muscular.

Aveia

A aveia é fonte de energia por ser composta principalmente por carboidratos (cerca de 65%, com destaque para o amido) e por ter alta concentração de vitaminas do complexo B, que ajudam o organismo a converter os nutrientes em energia. Também é rica em proteínas e em fibras solúveis e insolúveis que colaboram na redução do LDL (o colesterol ruim), mantêm o bom funcionamento intestinal e ajudam na recuperação muscular. Para completar, dá uma sensação de saciedade praticamente instantânea, o que é ótimo para uma refeição pré-treino.

Publicidade, loja Estação do Bebê 

Clique na Imagem e conheça nossa linha de Produtos

Faça seu Pedido 99 98820  – 4792

Batata-doce

Excelente fonte de carboidratos complexos ricos em energia e com alto teor de fibras, a batata-doce fornece energia e colabora com o bom funcionamento intestinal.

Ovos

Um simples ovo é fonte de diversos nutrientes: vitaminas A, D, E e K, ômega 3, importantes para o fortalecimento de ossos e dentes. Mas a energia vem principalmente de dois de seus componentes: a proteína, que fornece a energia em si, e as vitaminas do complexo B, que auxiliam o organismo na conversão de nutrientes em energia.

Oleaginosas

Castanhas, nozes, avelã e amendoim são ricos em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas (as gorduras boas), que são convertidas de forma imediata em energia pelo organismo. Além disso, têm nutrientes como vitamina E, magnésio, potássio e fitosteróis, que atuam no combate ao envelhecimento celular e aumentam a sensação de saciedade, e triptofano, que auxilia na produção dos hormônios do bem-estar.

Por: Raquel Drehmer

Colaboração para o VivaBem

Fonte: Regina Stikan Carrijo, coordenadora de Nutrição do Hospital Santa Catarina

Tarcila Campos, nutricionista do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Transcrito: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/01/24/5-alimentos-que-dao-um-gas-extra-para-voce-comecar-a-se-exercitar.htm

Deixe uma resposta