4 FORMAS DE EVITAR O CÂNCER DE FÍGADO
Conheça alguns hábitos que podem te ajudar a evitar essa doença!
Você sabia que mais da metade dos brasileiros não conhece os sintomas do câncer de fígado? Isso é o que diz uma pesquisa realizada pelo Instituto Oncoguia em conjunto com a Bayer. Além disso, outra dúvida sobre o câncer de fígado é como evitar seu aparecimento.
Para esclarecer o tema, Rogério Alves, hepatologista do A.C. Camargo Câncer Center, listou alguns hábitos que podem evitar o câncer de fígado! Dá uma olhada!
1 – Evite a hepatite B
A forma mais fácil de se proteger da hepatite B é a vacinação. Atualmente, a vacina para essa hepatite deve ser dada em recém-nascidos e repetida mais duas vezes no segundo e no sexto mês de vida. Porém, a vacina também está disponível para os adultos e até mesmo para as grávidas, evitando assim o contágio de mãe para filho.
Quando não há essa prevenção pela vacina, o correto é evitar o compartilhamento de alicates de unha, agulhas, seringas e use camisinha em todas as relações sexuais.
2 – Beba com moderação
O fígado é o principal responsável por metabolizar o álcool. Por esta razão, ao ingerir grandes quantidades de bebida alcoólica com frequência você pode sobrecarregar o fígado e, consequentemente, causar danos sérios para ele.
A bebida em excesso pode causar uma cirrose hepática que acontece após o fígado sofrer várias lesões que cicatrizaram. O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA) reforça as recomendações da Organização Mundial da Saúde: os homens podem consumir, no máximo, três doses de álcool por dia, não ultrapassando 15 na semana e com pelo menos dois dias de abstenção. Já para as mulheres é recomendado apenas duas doses por dia e menos de 10 por semana.
3 – Mantenha-se dentro do peso ideal
A esteatose hepática, também conhecida como gordura no fígado, acontece quando há acumulo de gordura no órgão. Isso pode ocorrer tanto pela ingestão exagerada do álcool, como pelo aumento de peso do paciente. Portanto, é importante se manter dentro do peso para evitar problemas com a gordura no fígado.
4 – Estilo de vida saudável
Além dos pontos acima destacados, manter um estilo de vida saudável com alimentação equilibrada e prática de exercícios, é um ponto chave para manter várias doenças longe, inclusive do câncer de fígado.
É importante ressaltar que cirrose não é câncer, mas pode evoluir para esse quadro mais grave. Por se tratar de um órgão que tem a capacidade de se regenerar, os sintomas também demoram para aparecer e, na grande maioria dos casos, quando a doença é descoberta, ela já está em um nível avançado necessitando de cuidados paliativos.
Por: Isis Fonseca
Fonte: Rogério Alves, hepatologista do A.C. Camargo Câncer Center
Transcrito: https://vivasaude.digisa.com.br/clinica-geral/4-formas-de-evitar-o-cancer-de-figado/7290/