FitnessNotícias

4 dicas para melhorar na corrida e ser mais regular no treino

Treinador Gustavo Luz dá orientações básicas, mas preciosas, que muitas vezes são negligenciadas por corredores em busca de resultados. Acompanhe

Há estratégias de treinos e corridas que, de tão básicas, acabam sendo negligenciadas por corredores mais afoitos. E, com isso, o desempenho cai e o risco de lesão aumenta. Confira abaixo quatro dicas para tentar melhorar na corrida e se tornar mais regular nos treinos.

1. Treine logo pela manhã – A melhor hora para treinar é a hora em que você pode fazer o treino direito. Pode ser de manhã, à tarde ou à noite. Seu organismo se adapta às condições da sua vida, o mais importante é estar bem alimentado e pronto para o treino do dia. Entretanto, se o seu objetivo é garantir frequência e regularidade e, assim, progredir na corrida, talvez treinar logo pela manhã seja mais interessante, simplesmente para minimizar as chances de você acabar enrolando e, finalmente, não treinando.

Correr logo pela manhã diminui a chance de o cansaço do dia bater e você cancelar o treino — Foto: Reprodução/Internet

2. Aqueça antes de acelerar em treinos e provas – Aquecer é como avisar ao corpo: “Ei, prepare-se para correr!”. Aquela caminhada ou corrida mais leve (depende do seu nível de condicionamento) aumenta gradualmente a circulação sanguínea para os músculos das pernas e as frequências cardíaca e respiratória. Isso permite ao organismo um aumento gradual na utilização da força muscular, e essa é a forma mais indicada de usar os músculos para quem pensa em correr bem e por muitos anos.

3. Devagar se vai longe – Muitos corredores são ansiosos ao extremo em atingir metas, principalmente no que diz respeito as provas longas. É muito importante passar progressivamente de uma distância a outra de forma crescente, isto é, sair dos 5 km, passar pelos 10 km, depois 21 km e por último chegar aos 42 km. Uma progressão gradual é importante também nos treinos, e vale pedir ajuda a um treinador que monte sua planilha pensando nisso.

Conheça a nossa linha de produtos no INSTAGRAM clique na imagem acima

4. Respeite os treinos leves – Talvez um dos erros mais comuns entre os corredores seja correr rápido demais no treino regenerativo. Se você acelera demais em um dia planejado de treino leve, provavelmente estará um pouco mais cansado para o seu próximo treino mais duro. E isso pode se tornar um ciclo em que os seus dias de descanso são feitos em ritmo tão acelerado que a qualidade dos seus treinos rápidos começa a cair, acarretando em treinos e provas medíocres. Da mesma maneira que é preciso ter disciplina para encarar aquela série intervalada e terminar acelerando, é preciso treinar leve mesmo quando você está se sentindo muito bem. Correr a mais não é correr melhor!

Por: Gustavo Luz – Rio de Janeiro

Fonte: Gustavo Luz, ducador físico, treinador e praticante de corrida e triatlo. Diretor técnico da G-LUZ Top Team

Transcrito: https://ge.globo.com/eu-atleta/treinos/post/2022/08/19/4-dicas-para-melhorar-na-corrida-e-ser-mais-regular-no-treino.ghtml

Deixe uma resposta