NotíciasNutrição

11 alimentos ricos em vitamina B12 para ajudar o seu cérebro

Veja também se você precisa suplementar o nutriente

 Importância de consumir alimentos ricos em vitamina B12 para a saúde.

De acordo com Alessandra Feltre, Head de nutrição da Puravida, existem alguns sintomas decorrentes da falta da vitamina B12 no organismo.

“A deficiência de vitamina B12 pode ser mais do que apenas um desequilíbrio nutricional, é um problema de saúde mental. Estamos falando de sintomas como depressão, cefaleias e outras alterações psiquiátricas que podem impactar significativamente a qualidade de vida das pessoas”, ela explica.

“É intrigante pensar que algo tão simples como garantir os níveis adequados de B12 pode ser uma chave para aliviar os sintomas depressivos em muitas pessoas. Ela é fundamental na formação da serotonina, um neurotransmissor vital para regular nosso humor”, completa.

Atum é um dos alimentos mais ricos no nutriente – Foto: (Reprodução/Internet)

Além disso, a cefaleia, embora menos específica, tem sido associada à deficiência do nutriente. “Muitas vezes, o paciente descreve uma sensação persistente de cabeça pesada ou frequentes. Esse quadro pode ser melhorado com a otimização dos níveis de B12”, destaca Alessandra.

Outras alterações psiquiátricas, como confusão mental, irritabilidade e até mesmo alterações de memória, são expressões de que o sistema nervoso pode estar sofrendo com a falta desse nutriente.

“As bainhas de mielina, que protege nossos neurônios, são extremamente dependentes da vitamina B12. Quando comprometidos, pode surgir uma série de sintomas imunológicos”, alerta a nutricionista.

Conheça a nossa linha de produtos na pagina em exibição no INSTAGRAM clique na imagem acima

Alimentos ricos em vitamina B12 para ajudar o seu cérebro

1. Fígado de boi;

2. Fígado de frango;

3. Mariscos;

4. Atum;

5. Coração de frango;

6. Sardinha;

7. Ostras;

8 Caranguejo;

9. Salmão;

10. Leite e derivados;

11. Ovos.

Sou vegetariano, preciso repor vitamina B12?

Foto: (Reprodução/Internet)

“A suplementação de vitamina B12 deve ser feita sempre que haja comprovação da sua necessidade através do resultado do exame de sangue solicitado por médico”, diz a nutróloga Dra. Karla Confessor. “Há pessoas que não comem carne e apresentam excelentes níveis dessa vitamina na corrente sanguínea, enquanto inúmeras pessoas que consomem ingredientes animais com frequência sofrem com a deficiência de B12.”

Isso significa que a suplementação depende de uma série de fatores, mas é sempre importante consultar um médico caso você apresente algum dos sintomas citados acima.

“Normalmente, a suplementação é feita a partir de injeções de B12, especialmente nos casos mais graves de deficiência. A manutenção e o controle do déficit podem ser feitos com o consumo diário (ou em frequência mais espaçada, de acordo com o critério médico) de cápsulas”, explica a Dra.

É essencial também consultar um nutricionista periodicamente para saber se a sua alimentação diária está correspondendo às necessidades do seu biotipo e buscar fazer refeições equilibradas na maior parte do dia.

Compartilhe com os amigos essa matéria via:

WhatsApp Face Book e Telegram

Por: Larissa Serpa

Fonte: Alessandra Feltre, Head de nutrição da Puravida

Dra. Karla, nutróloga

Transcrito: https://boaforma.abril.com.br/alimentacao/alimentos-ricos-em-vitamina-b12-2/

Deixe uma resposta