10 maiores perigos da obesidade
Estudos associam problemas de saúde ao excesso de peso. Veja quais são os 10 maiores perigos da obesidade!
Não é só a estética ou a autoestima que acabam comprometidas quando se está acima do peso. Vários estudos científicos apontam que a obesidade desencadeia ou agrava diversos problemas de saúde. A boa notícia é que emagrecer de 5% a 10% do peso corporal já ajuda a melhorar alguns distúrbios. Confira os dez maiores perigos da obesidade listados pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) e previna-se!
1. Dor nas costas
A obesidade pode causar lesões nas partes mais vulneráveis da coluna, além de provocar dores lombares, osteoporose e artroses (inclusive nos quadris e joelhos).
2. Câncer
A chance de desenvolver inúmeros tipos de câncer cresce 50% quando se está acima do peso, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer dos EUA.
3. Pressão alta
Fator de risco para doenças do coração, a hipertensão arterial tende a aumentar com o ganho de peso e a idade. É a causa primária de morte na população norte-americana acima de 25 anos. Quem sofre desse problema e perde cerca de quatro quilos, no entanto, pode se surpreender com o retorno da pressão a níveis seguros.
4. Infecções
Pessoas obesas têm dobras na pele que podem ficar irritadas pelo atrito e suor, provocando infecções.
5. Pedra na vesícula
Estar muito acima do peso aumenta o risco de ter pedras na vesícula, especialmente nas mulheres. Elas ocorrem quando o fígado passa a produzir sempre uma quantidade elevada de bile para ajudar a dissolver o excesso de gorduras ingeridas durante a alimentação.
6. Diabetes
A obesidade é um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento de resistência à insulina, que acaba levando ao diabetes do tipo 2. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 90% dos diabéticos no mundo têm esse tipo da doença. Uma perda de sete a nove quilos ajuda bastante a diminuir esse risco.
7. Infertilidade
Mulheres acima do peso têm risco maior de ter problemas de infertilidade e câncer de ovário. Isso porque o organismo precisa estar num peso adequado para produzir a quantidade certa de hormônios e regular a ovulação. Já os homens podem ter problemas de mobilidade e baixa contagem espermática.
8. Doenças do coração
Aqueles quilinhos extras elevam o colesterol ruim (LDL) e a chance de ter doenças coronarianas, que podem ocasionar um ataque cardíaco. Estudos mostram que jovens obesos têm chance maior de sofrer um infarto antes dos 35 anos do que os magros. Praticar exercícios ajuda a afastar esse perigo.
9. Úlceras
De acordo com estudo do National Institute of Health (NIH), a obesidade contribui para o desenvolvimento de úlceras no estômago.
10. Gordura no fígado
O excesso de peso é a causa mais frequente da esteatose hepática, que pode ser dividida em alcoólica (há abuso na ingestão de bebidas) ou não. Em obesos não mórbidos, o aumento da atividade física, uma dieta com menos calorias e o uso de remédios em casos específicos são suficientes para reduzir a gordura no fígado, que pode progredir para uma hepatite, cirrose e até levar à morte.
por Evelyn Cristine
Texto Redação
Adaptação Web Evelyn Cristine
Fonte:Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso)
Transcrito:http://dietaja.uol.com.br/10-maiores-perigos-da-obesidade/