NotíciasSaúde em Foco

1 a cada 2 obesos podem ser metabolicamente saudáveis: o mesmo não ocorre com magros

A obesidade é uma doença séria e que abre caminho para vários outros problemas de saúde. Porém, estar acima do peso não é fator determinante para que uma pessoa apresente complicações. E mais importante: ser magro nem sempre é sinônimo de ser saudável.

Acabar com a noção de que pessoas acima do peso são doentes é importante principalmente para combater a gordofobia que, muitas vezes, aparece mascarada como “preocupação com a saúde” alheia.

Peso e saúde metabólica

De acordo com um estudo divulgado pela publicação científica Cell Metabolism, 1 em 2 obesos podem ser metabolicamente saudáveis, mas o mesmo não pode ser dito sobre pessoas magras.

Afinal, segundo a pesquisa, 1 em cada 5 indivíduos com peso considerado normal não são metabolicamente saudáveis e, pior, têm 3 vezes mais risco de mortalidade por todas as causas.

O que é saúde metabólica

Estar metabolicamente saudável significa não desenvolver doenças e comorbidades relacionadas à má alimentação e ao sedentarismo, independentemente do peso.

Estudo sobre saúde metabólica de obesos e magros

Publicado em agosto de 2017, o estudo avaliou características e dados de 981 indivíduos para tentar determinar a saúde metabólica em pessoas magras (181), com sobrepeso (358) e obesos (442), e descobriu ainda que um acúmulo reduzido de gordura na parte inferior do corpo colocaria mais em risco as pessoas magras.

Os pesquisadores puderam concluir, portanto, que existe um significativo percentual de obesos metabolicamente saudáveis com menor risco à saúde cardiovascular e que estar com o peso normal não é garantia de saúde metabólica.

É possível ser obeso mesmo tendo o índice de massa corporal baixo: te explicamos

O Índice de Massa Corporal (IMC) é um indicador que fornece um parâmetro para saber se você tem um peso adequado para sua altura.

De acordo com Yesica Avellaneda, nutricionista do Grupo Multidisciplinar Viver sem Excesso de Peso, nosso corpo tem a capacidade de carregar um certo peso sem ser afetado. No entanto, existe um limite e o excesso pode afetar a saúde.

O IMC reflete quanto peso o corpo carrega por centímetro quadrado. Os parâmetros indicam que um IMC adequado está entre 18,5 e 24,9 e podem, portanto, nos ajudar a identificar se o nosso corpo está carregando mais peso do que deveria.

Como calcular o IMC

Para fazer o cálculo do IMC basta dividir seu peso em quilogramas pela sua altura ao quadrado (em metros). Por exemplo, se você pesa 60 kg e mede 1,67m, você deve utilizar a seguinte fórmula:

– IMC = 60 ÷ 1,67²

– IMC = 60 ÷ 2,78

– IMC = 21,5

O resultado obtido deve ser comparado aos valores da tabela a seguir:

– MC menor que 18,5 = abaixo do peso ideal

– IMC entre 18,5 e 24,9 = peso ideal

– IMC entre 25,0 e 29,9 = sobrepeso

– IMC entre 30,0 e 34,9 = obesidade grau I

– IMC entre 35,0 e 39,9 = obesidade grau II

– IMC entre 40 e acima = obesidade grau III

– IMC adequado nem sempre indica boa saúde

De acordo com a nutricionista, o IMC não é suficiente para identificar se uma pessoa é obesa ou é completamente saudável. Isso porque a obesidade é definida como um excesso de gordura, que não pode ser conhecido através do Índice de Massa Corporal.

Para entender isso, é importante saber que estar acima do peso nem sempre é sinônimo de obesidade ou má saúde. Um exemplo claro são as mulheres grávidas, que evidentemente têm um peso maior devido à sua condição, o que é totalmente normal. Outro seriam as pessoas muito musculosas, que inevitavelmente são mais pesadas.

Também pode ser o caso de alguém que tem um IMC normal apresentar um excesso de gordura, que pode ser identificado como obesidade, e até ter um risco maior de sofrer de doença cardiovascular.

Portanto, para identificar se você sofre de obesidade, não basta calcular o IMC. São necessários outros estudos e uma avaliação completa por um médico especialista.

Matéria traduzida do original de VIX espanhol, do autor Daniela Flores.

Por: PAULO NOBUO

Fonte: Yesica Avellaneda, nutricionista do Grupo Multidisciplinar Viver sem Excesso de Peso

Transcrito: https://www.vix.com/pt/dietas/576286/e-possivel-ser-obeso-mesmo-tendo-o-indice-de-massa-corporal-baixo-te-explicamos?utm_source=next_article

Deixe uma resposta